pt Português en English es Español
 

Produtos Saneantes são substâncias ou preparações destinadas à aplicação em objetos, tecidos, superfícies inanimadas e ambientes, com finalidade de limpeza e afins, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, hortifrutícolas e piscinas. Podem ser utilizados em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água. São subdivididos em quatro grupos: o dos produtos de limpeza, (detergentes, lava-louças, sabão de coco etc); os com ação antimicrobiana (tais como desinfetantes, esterilizantes, desodorizantes usados em diversos ambientes); os desinfestantes (raticidas ou inseticidas, por exemplo) e os produtos biológicos de uso domiciliar (como os que são utilizados para remover matéria orgânica de caixas de gordura). Ainda, incluem aqueles empregados nos hospitais ou clínicas; tanto para superfície (limpar o chão, paredes etc) quanto para instrumentos e artigos médicos e odontológicos.

As demandas recebidas pelo NT/SAN partem, sobretudo, dos órgãos de vigilância sanitária (as chamadas Visas) dos Estados e municípios. Isso ocorre quando os Laboratórios Centrais (Lacens) locais não têm as condições técnicas para analisar os produtos a serem monitorados. O NT/SAN também participa de programas com órgãos governamentais, como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e o órgão do Poder Executivo municipal ou estadual destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores (Procon).

O Núcleo desenvolve outras atividades, como o oferecimento de cursos livres, com destaque para o de atualização em controle da qualidade de saneantes, ministrado à profissionais dos Lacens e fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Visas. Além disso, também realiza pesquisas aplicadas para aprimoramento de metodologias analíticas para doseamento dos princípios ativos, desenvolvimento de métodos (in vitro) para avaliar a toxicidade dos produtos, estudos para verificar a resistência de microorganismos aos desinfetantes e análise de rotulagem.