pt Português en English es Español
 

O INCQS, a ANVISA e a Farmacopeia Brasileira estão desenvolvendo um programa de estabelecimento de Substâncias Químicas de Referência (SQRFB), com a colaboração de algumas universidades federais e indústrias farmacêuticas.

A realização de um grande número de procedimentos analíticos, descritos nas diversas monografias oficiais, exige o uso destas substâncias possibilitando a identificação, caracterização e/ou atribuição de valores de propriedades e assegurando, assim, a qualidade de matérias primas e de produtos farmacêuticos.

Até pouco tempo, a única opção para adquirir Substâncias Químicas de Referência era no mercado internacional a um alto custo, sem considerar a demora do processo de importação. Atualmente, essas substâncias já estão disponíveis para atender a demanda nacional e são distribuídas pelo INCQS, que é o único Órgão Oficial responsável pelo seu fornecimento, a um custo acessível, maior agilidade na aquisição e com padrão de qualidade similar às Substâncias Químicas de Referência importadas.

A utilização das SQRFB está respaldada oficialmente por Resoluções publicadas pela ANVISA, obrigatórias em ensaios de controle de qualidade de medicamentos.