pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/05/2026.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O INCQS/Fiocruz alcançou resultados expressivos em sua política de gestão de resíduos e sustentabilidade no exercício de 2025, reforçando o compromisso institucional com práticas ambientais responsáveis. Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado hoje (17/05), o instituto destaca a superação das metas estabelecidas para coleta seletiva e resíduos comuns, consolidando avanços voltados à redução de impactos ambientais, ao fortalecimento da economia circular e à promoção de uma cultura institucional sustentável.

De acordo com a área de Biossegurança da unidade, os indicadores registrados demonstram um desempenho expressivo em relação às metas estabelecidas para o período. Na coleta seletiva, o instituto superou a meta prevista em aproximadamente 38%. Já em relação aos resíduos comuns, a superação foi de cerca de 16%.

Os resultados consolidam o compromisso institucional com a sustentabilidade, traduzido em ações mensuráveis e alinhadas à responsabilidade socioambiental. O desempenho também evidencia a redução do volume de resíduos destinados a aterros sanitários, além do fortalecimento das práticas de reciclagem e reaproveitamento de materiais no ambiente institucional.

"Um dos diferenciais estratégicos para essa conquista foi o engajamento ativo dos profissionais do instituto, que incorporaram o descarte responsável às rotinas operacionais. A atuação integrada entre diferentes áreas também foi fundamental para o avanço das ações", afirma Eliane Pinto, da Biossegurança do INCQS/Fiocruz.

Eliane Pinto explica que a iniciativa contou com o suporte contínuo da autogestão, a parceria técnica da equipe de sustentabilidade da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) da Fiocruz, responsável pela realização de palestras, ações educativas e monitoramento constante, e o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ACS) na divulgação das ações, em alinhamento com a equipe de Biossegurança.

Os resultados alcançados foram sustentados por quatro pilares estratégicos: suporte estratégico da autogestão, com diretrizes e recursos para implementação das ações; engajamento coletivo da comunidade institucional; adequação técnica na segregação de resíduos comuns e infectantes; e
revitalização do Programa de Coleta Seletiva, com modernização de processos e ampliação da eficiência da segregação.

“Os resultados obtidos demonstram que a sustentabilidade é construída diariamente, por meio do comprometimento coletivo e da adoção de práticas responsáveis em todas as etapas do processo de trabalho. A gestão adequada dos resíduos vai além do cumprimento de normas. Ela representa um compromisso institucional com a saúde pública, a preservação ambiental e a responsabilidade compartilhada", conclui Deyves Mendes Paraguassu, diretor adjunto e chefe da Biossegurança do INCQS/Fiocruz.

ações coleta seletiva incqs 20256Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)