pt Português en English es Español
 

Publicado em 30/06/2025.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) quer aproximar ainda mais a vigilância sanitária das realidades e desafios dos municípios, estimulando o compartilhamento de experiências, a escuta ativa e o apoio técnico-científico às ações locais de saúde. Por isso, marcou presença no XXVIII Congresso do Conasems, realizado entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte (MG).

Considerado o maior evento de saúde pública do mundo, o congresso reuniu mais de 13 mil participantes, entre gestores, profissionais e pesquisadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. Com sua participação, o INCQS reforçou seu compromisso com o fortalecimento da vigilância sanitária no Brasil, promovendo o diálogo com gestores municipais e buscando maior integração entre os níveis federal, estadual e local do SUS.

"A troca de saberes e a articulação institucional são fundamentais para construir um SUS mais forte, eficiente e próximo das necessidades da população. Queremos trazer as secretarias municipais de saúde para mais perto do INCQS, para que juntos possamos desenvolver mais parcerias no âmbito da vigilância sanitária", explica Mychelle Alves, diretora eleita para o ciclo 2025-2029 do instituto.

O instituto participou da exposição do evento dentro do estande da Fiocruz, junto com outras unidades da Fundação. A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia (Visa em Debate), publicação contínua de acesso aberto exclusivamente online, editada pelo INCQS/Fiocruz com o apoio financeiro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também participou do encontro, apresentando ao público todo o seu espaço de divulgação de artigos acadêmicos e científicos que articulem temas multi e interdisciplinares sobre sociedade, ciência e tecnologia, relacionados aos diversos campos da vigilância sanitária.

"A participação da Visa em Debate nesse congresso reforça a missão da revista de promover o pensamento crítico, incentivar o debate qualificado e ampliar a visibilidade de pesquisas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Brasil. Foi uma excelente oportunidade para ampliar o alcance da publicação e fortalecer os vínculos com os territórios, promovendo a valorização do conhecimento técnico-científico produzido no campo da saúde pública", pontuou Gisele Neves, secretária executiva da revista Visa em Debate.

Participaram do evento grandes nomes da Fundação, como: Zélia Profeta, coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Presidência da Fiocruz; Alda Maria da Cruz, vice presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB); Valcler Rangel, vice presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS); e Marco Menezes, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, passou pelo estande da Fiocruz, onde recebeu, das mãos de Mychelle Alves, o livro que celebra os 125 anos de história da instituição e tirou foto com a comitiva da Fundação.

Design sem nomeFotos: Maria Fernanda Romero (ACS/INCQS)