Publicado em 08/11/2024
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).
A servidora, Ana Lucia Sampaio de Araújo, da Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali) do INCQS/ Fiocruz, ganhou o primeiro lugar na categoria 'Natureza na Tela' do concurso de fotografia “Fiocruz para se Apaixonar”, promovido pela Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic). A servidora fotografou uma Pororó-azul, uma espécie de borboleta difícil de ser encontrada.
Ana Lucia é amante de fotografia, mas nunca havia participado de um concurso deste tipo. E logo na sua primeira participação, ganha o concurso com uma foto 'exótica'. A foto foi tirada, logo após o expediente, num bosque localizado nos fundos da Biblioteca da Fiocruz.
"Nunca tinha visto essa borboleta, não fazia ideia de qual espécie se tratava. Quando a vi, pousada no tronco da árvore, só pensei: Nossa! Que linda! Por favor, não voa não, deixa eu tirar uma foto sua! Fui chegando pertinho e consegui tirar algumas fotos. Quando me aproximei mais um pouquinho, ela pousou no meu dedo e saiu voando imediatamente. Depois, usando o Google Lens, é que consegui identificar que era a Pororó-azul, uma espécie difícil de ser avistada", conta Ana.
Segundo a servidora, a fotografia também é uma forma de registrar a ciência, construindo uma memória coletiva. Ela acredita que concursos assim são importantes, pois conectam mais os trabalhadores(as) com a natureza.
"Concursos assim nos faz reconhecer como o nosso campus, apesar de estar cercado pelo caos da Avenida Brasil, é um oásis no meio da cidade. Não somente a minha foto, mas a dos meus colegas também farão parte da história do nosso campus. Sou muito grata por esta oportunidade", conclui.
Confira os vencedores de cada categoria no site da Cogic.
Foto vencedora na categoria 'Natureza na Tela'.
À esquerda, Ana Lucia Sampaio de Araújo, servidora do INCQS que ganhou o concurso; e à direita, cartaz do concurso que foi promovido pela Cogic/Fiocruz.