Publicado em 23/09/2024.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida (ambos ao centro), posam com membros do Conselho Deliberativo do Instituto. Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)
Com a participação do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, os novos integrantes do Conselho Deliberativo do INCQS/Fiocruz (CD) foram empossados no dia 10 de setembro.
Na cerimônia de posse, o presidente da Fundação ressaltou a importância do Instituto enquanto instituição estratégica de Estado e destacou o papel de seu conselho deliberativo enquanto instrumento de cobrança e fiscalização.
Já o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, que também compôs a mesa de abertura do evento, falou sobre a importância da democracia institucional para reforçar a democracia do país.
Alguns conselheiros e ex-conselheiros também se manifestaram.
CD/INCQS
O Conselho Deliberativo do INCQS/Fiocruz é a instância máxima de deliberações do Instituto. Cabe a ele formular e conduzir a política institucional.
O Conselho é composto por 11 membros titulares, sendo cinco natos e seis eleitos, juntamente com três suplentes.
Os membros natos são os chefes dos departamentos técnico-científicos – Microbiologia, Farmacologia e Toxicologia, Imunologia e Química, – mais o diretor, que preside o CD/INCQS.
Já os membros eleitos são escolhidos pelos servidores em votação, após campanha eleitoral.