Publicado em 08/07/2024.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Duas pesquisadoras do INCQS/Fiocruz apresentaram palestra no 3º Simpósio de Gestão, Qualidade e Reprodutibilidade em Ensaios Pré-Clínicos, promovido por Bio- Manguinhos/Fiocruz nos dias 18 e 19 de junho.
Os temas abordados pelo Instituto foram: ‘Inovação Alternativa’ e ‘Zebrafish, o peixe que conquistou a ciência’.
Renata Medeiros (segunda, à direita) e Izabela Gimenes Lopes (primeira, à direita) 3º Simpósio de Gestão, Qualidade e Reprodutibilidade em Ensaios Pré-Clínicos. Foto: Imagem de Divulgação.
Inovação Alternativa
Izabela Gimenes Lopes, coordenadora de Projeto em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no INCQS e integrante do Laboratório de Farmacologia, apresentou palestra sobre ‘Inovação Alternativa’.
Em sua apresentação, ela discutiu as tendências em ensaios pré-clínicos, como o empreendedorismo na ciência, inovação aberta e métodos alternativos ao usoi de animais de laboratório.
Saiba mais aqui.
Zebrafish, o peixe que conquistou a ciência
Renata Medeiros, do chefe do Laboratório de Fisiologia e coordenadora do Zebrafish Facility, expos a temática ‘Zebrafish, o peixe que conquistou a ciência’.
O zebrafish (Danio rerio) é um peixe de água doce, com cerca de cinco centímetros, taxa reprodutiva alta, embriões transparentes, desenvolvimento rápido e 70% de homologia genética com os seres humanos, podendo nos substituir nos estudos ou complementá-los.
Saiba mais aqui.
Simpósio de Gestão, Qualidade e Reprodutibilidade em Ensaios Pré-Clínicos
O evento, de acordo com o site de Bio-Manguinhos/Fiocruz, teve o objetivo de capacitar e qualificar profissionais para atuação na ciência em animais de laboratório, sensibilizando sobre a importância da gestão eficiente de pessoas e recursos para o alcance da qualidade e reprodutibilidade experimental.