Publicado em 29/05/2024.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Imagem de Divulgação
A chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Mychelle Alves Monteiro, participou do Debate Público ‘Cannabis e ciência: evidências sobre o uso terapêutico e seus meios de acesso’, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 26 de abril.
Convidada pela presidência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia, Mychelle abordou o desenvolvimento de metodologia para análises de extratos de cannabis.
O debate
O objetivo do debate foi dialogar sobre a importância do incentivo à pesquisa científica para o desenvolvimento do uso terapêutico e medicinal dos produtos derivados da cannabis, bem como os meios necessários para viabilizar o acesso do tratamento à população.
Mychelle Alves Monteiro se apresentou na mesa ‘A importância das pesquisas acadêmicas sobre a Cannabis Medicinal’ e apresentou a atuação do INCQS/ Fiocruz.
Na mesma mesa o professor Derly José Henriques da Silva expôs os projetos realizados nas universidades de Minas Gerais e as dificuldades enfrentadas pelas instituições.
INCQS/Fiocruz desenvolve pesquisa
“Tive a oportunidade de apresentar a pesquisa que o INCQS/Fiocruz vem desenvolvendo sobre metodologias para quantificação de canabinoides”, explicou Mychelle.
Ela também destacou que o Instituto participa dos estudos na área como laboratório de referência da Anvisa no Programa de Monitoramento de CBD e THC nos medicamentos e produtos de Cannabis.
Assista o evento
Clique aqui para assistir ao evento.
A participação de Mychelle começa no tempo 4:26:41.