pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/10/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, participa de comemoração dos 80 anos do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz. Fotos: Arquivo Pessoal. 

O diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, participou da abertura da cerimônia de comemoração dos 80 anos do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente ‘Fernandes Figueira’ (IFF/Fiocruz), em 3 de outubro. O convite se deu por conta de uma parceria entre as instituições para a realização do controle da qualidade do leite.

O evento marcou também o início das comemorações alusivas aos 80 anos da existência de bancos de leite no Brasil e quatro décadas de atuação do estado brasileiro em bancos de leite humano. O objetivo é reduzir as mortes evitáveis de bebês recém-nascidos e lactantes.

Em sua fala, o diretor do INCQS/Fiocruz destacou a importância do ato de amamentar para a prevenção de mortes prematuras de crianças menores de cinco anos. Também enfatizou sua satisfação com a parceria de seu Instituto com o IFF/Fiocruz.

Antonio Eugenio de Almeida falou, ainda, sobre sua relação afetiva com o prédio do IFF, que já abrigou a Escola de Enfermagem Anna Nery, onde sua mãe foi aluna. Seu depoimento sensibilizou a todos e o diretor do IFF, Antônio Flávio Vitarelli Meirelles, declarou:

“Obrigado por nos emprestar a sua emoção”.

Apresentação do diretor do INCQS/Fiocruz emocionou

Saiba mais sobre banco de leite humano

De acordo com o Ministério da Saúde, banco de leite é uma estratégia de apoio ao aleitamento materno, com ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães. Também trabalha com orientação para o aleitamento materno.

A doação de leite humano é um ato voluntário de mulheres que estão amamentando e têm leite excedente. Esta doação é fundamental para ampliar as chances de recuperação dos bebês que precisam e para proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Saiba mais aqui.

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças. Também de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Parceria INCQS e IFF na área de bancos de leite

O projeto em parceria com o IFF/Fiocruz começou em 2014, foi coordenado por Marcus de la Cruz e visava a ação colaborativa entre as unidades técnico-científicas da Fiocruz, no intuito de integrar, alinhar e otimizar suas iniciativas político-estratégicas.

Abarcou 28 bancos de leite e quatro tipos de exames: microbiológico, crematócrito, acidez Titulável e acidez Dornic (oD).