Publicado em 17/10/2023.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)
Representantes do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS/Fiocruz, participaram em setembro, da 57ª edição do Congresso da Federação de Toxicologistas Europeus e Sociedades Europeias de Toxicologia (Eurotox), sociedade científica européia na área de toxologia. O evento foi realizado na cidade de Ljubljana, na Eslovênia.
Magno Maciel Magalhães, Renata Medeiros e Nayara Cecília do Couto Guedes, do Laboratório de Fisiologia do DFT, juntamente com o chefe do DFT INCQS, Fábio Coelho Amendoeira, compuseram a comitiva brasileira no evento, onde apresentaram um trabalho técnico ao lado de Helvécio Vinicius Antunes Rocha, de Farmanguinhos, Isabella Fernandes Delgado, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, e Beatriz Ferreira de Carvalho Patricio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O trabalho consistiu na avaliação da toxicidade das nanopartículas poliméricas contendo anfotericina B através do teste de toxicidade aguda em embrião de peixe (OECD Test Guideline 236).
"Foi uma oportunidade muito importante para nós. Além da troca de experiências e dos conhecimentos apreendidos durante todo o evento, o congresso proporcionou o contato com importantes autoridades europeias dessa área e nos permitiu observar o estado da arte em toxicologia", comentou Magno Maciel Magalhães, do DFT do INCQS/Fiocruz.
O Eurotox é considerado o maior evento europeu sobre toxicologia e, nessa edição, deu grande destaque para o tema toxologia como uma ciência multidisciplinar que leva a uma vida mais segura e sustentável.
Fotos: Arquivo Pessoal
Magno Maciel Magalhães e Renata Medeiros, do Laboratório de Fisiologia do DFT/ INCQS.