Publicado em 25/05/2023.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Arte: Mariana Queiroz (INCQS/Fiocruz)
Em 25 de maio, a Fiocruz completa 123 anos. Como parte das comemorações, a Fundação solicitou que seus profissionais enviassem vídeos completando a frase: “Ser Fiocruz é...”. O diretor do INCQS deixou o seu recado:
“Ser Fiocruz
é cuidar da saúde pública brasileira
e da vigilância sanitária,
papel do INCQS,
em prol do SUS”.
O vídeo completo, com o depoimento de outros profissionais, tem 8 minutos e pode ser conferido na página da Fiocruz no YouTube.
Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS, parabeniza Fiocruz
A Fiocruz e o INCQS
A história da Fundação Oswaldo Cruz começou em 25 de maio de 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal. A instituição foi inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica.
Pelas mãos do jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela da cidade. E logo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, com expedições científicas que desbravaram as lonjuras do país. O Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920.
Já o INCQS foi criado em 4 de setembro de 1981, resultado da incorporação do Laboratório Central de Controle de Drogas, Medicamentos e Alimentos (LCCDMA) à Fiocruz. O Instituto nasceu da necessidade de melhoria do controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviço sujeitos à ação da vigilância sanitária (alimentos, cosméticos, saneantes, etc), cuja produção estava em crescimento.
Confira a História completa da Fiocruz aqui.