Publicado em 23/05/2023.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).
Leonídio Madureira e Joelma Jesus dos Santos na mesa do evento. Foto: Arquivo Pessoal
Joelma Jesus dos Santos, profissional do Serviço de Animais de Laboratório do INCQS/Fiocruz, compôs a mesa Projeto de Empregabilidade da Pessoa Surda, do XIII INAD Fiocruz, realizado em 26 de abril, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS). O evento foi promovido pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), da Fundação.
Em sua fala, Joelma contou sua experiência como pessoa surda na instituição, abordando as dificuldades e os desafios, bem como sua relação com os colegas de trabalho. Ela também falou sobre aspectos de sua vida pessoal.
A profissional do INCQS/Fiocruz dividiu a mesa com o coordenador da Cooperação Social da Presidência Fiocruz, Leonídio Madureira, que falou sobre o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, cujo objetivo é promover a inserção de trabalhadores surdos nas dependências da Fiocruz, por meio de postos de trabalho e processos formativos. É desenvolvido em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) e a ONG Centro de Vida Independente (CVI-Rio).