pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/05/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Leonídio Madureira e Joelma Jesus dos Santos na mesa do evento. Foto: Arquivo Pessoal

Joelma Jesus dos Santos, profissional do Serviço de Animais de Laboratório do INCQS/Fiocruz, compôs a mesa Projeto de Empregabilidade da Pessoa Surda, do XIII INAD Fiocruz, realizado em 26 de abril, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS). O evento foi promovido pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), da Fundação.

Em sua fala, Joelma contou sua experiência como pessoa surda na instituição, abordando as dificuldades e os desafios, bem como sua relação com os colegas de trabalho. Ela também falou sobre aspectos de sua vida pessoal.

A profissional do INCQS/Fiocruz dividiu a mesa com o coordenador da Cooperação Social da Presidência Fiocruz, Leonídio Madureira, que falou sobre o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, cujo objetivo é promover a inserção de trabalhadores surdos nas dependências da Fiocruz, por meio de postos de trabalho e processos formativos. É desenvolvido em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) e a ONG Centro de Vida Independente (CVI-Rio).