pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/05/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Imagem de Divulgação

Uma equipe de representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, visitou o INCQS/Fiocruz no dia 3 de maio para discutir questões técnicas relativas ao controle da qualidade dos produtos imunológicos.

A visita foi promovida pela Coordenação do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz. Compuseram a comitiva a coordenadora-geral de Gestão de Insumos e Rede de Frio, Thayssa Neiva da Fonseca; o assessor-técnico Thiago Fernandes e a consultora-técnica Brielly Mendes.

Na ocasião, os profissionais do PNI puderam conhecer um pouco mais a atuação do INCQS/Fiocruz, seus processos de trabalho operacional e se reunir com os representantes do Instituto. Participaram da reunião o diretor do Instituto, Antônio Eugenio de Almeida; a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão; o coordenador dos Núcleos Técnicos (NTs), Eduardo Netto e a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB), Maria Aparecida Boller.

 

Saiba mais sobre o PNI

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado em 1973, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.

O objetivo principal do PNI é oferecer todas as vacinas com qualidade, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros.