pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/05/2023.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

banner intranet RAIC 2023

Após uma longa e angustiante espera, a Reunião Anual de Iniciação Científica, a RAIC, volta a ser presencial, no auditório do INCQS/Fiocruz, com a apresentação de 15 projetos PIBIC/PIBITI para bancas de avaliadores ad hoc*. O evento, que está na sua 31ª edição, será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio.

Apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o encontro tem como propósito o acompanhamento do progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento. Na Fiocruz, as RAICs são descentralizadas sendo realizadas de maneira independente nas unidades, seguindo o regulamento anualmente publicado, a partir de um calendário pactuado em conjunto, e divulgado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz.

A 31ª RAIC do INCQS/Fiocruz contará com a participação de alunos de Bio-Manguinhos e da Presidência da Fiocruz, além do INCQS. Ao todo serão avaliados 15 projetos, sendo 14 PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e um PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

De acordo com Ivano de Filippis, coordenador do setor de Assistência à Pesquisa, organizador da RAIC no INCQS/Fiocruz, o instituto vai participar com cinco projetos, Bio-Manguinhos com três, e a Presidência da Fiocruz com sete.

"Serão apresentações orais e a composição das bancas será multidisciplinar, pois os projetos estão inseridos em diferentes linhas como a Microbiologia, Imunologia, Farmacologia, Química, e até a Zoologia", explica.

A programação da 31ª RAIC do INCQS/Fiocruz será divulgada em breve.

*avaliador ad hoc: pesquisador com notório saber, que possui função provisória de analisar e emitir parecer técnico e/ou financeiro para os projetos científicos e/ou de inovação submetidos a processo de seleção, bem como, avaliação de relatórios técnicos parciais e/ou finais ou outro processo que requeira conhecimentos específicos.