pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/05/2023.

Visitantes e represetantes do INCQS/Fiocruz no auditório Sérgio Arouca. Fotos: Pedro Paulo Gonçalvez (INCQS/Fiocruz).

No período de 26 a 28 de abril, estiveram no INCQS/Fiocruz o Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos e a Coordenação da Farmacopeia Brasileira, com uma agenda que incluiu reunião do Comitê (dia 26), visita à empresa Nortec Química (dia 27), fabricante de insumos farmacêuticos ativos e visita ao INCQS. Dr. Jorge Costa, assessor da Vice-presidência de Pesquisa e Inovação em Saúde e também membro do referido Comitê, participou da organização do evento.

O dia 28 foi dedicado especificamente à visita ao INCQS. A abertura da reunião, realizada no Auditório Sergio Arouca (INCQS), foi feita pelo diretor Dr Antonio Eugenio, com a presença da Dra. Célia Romão, vice-Diretora em Vigilância Sanitária do INCQS. Depois houve a apresentação da pesquisadora Dra. Mychelle Alves a respeito do projeto sobre o desenvolvimento de metodologia para Nitrosaminas, em parceria com a Anvisa. A seguir, a profissional Cláudia Santos apresentou as atividades relacionadas às substâncias químicas de referência (SQR), que fazem parte das atividades do INCQS.

As Substâncias Químicas de Referência da Farmacopeia Brasileira (SQRFB) são estabelecidas pela Anvisa em parceria com o INCQS, a indústria farmacêutica instalada no país e os laboratórios universitários. A disponibilização de tais substâncias nacionais são de interesse para a vigilância sanitária, uma vez que a aquisição se torna mais fácil e ágil e propiciam a preservação dos conhecimentos tecnológicos e a segurança nacional.

Diretor do INCQS/Fiocruz faz apresentação sobre o Instituto

O debate foi bastante participativo e de interesse para o INCQS e para a Anvisa, que esteve representada por:

- Dra. Graziela Costa Araújo (Gerente da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública - GELAS)
- Julierme Gonçalves da Silva (Gerente Substituto da GELAS)
- Laryssa Ribeiro Braga Brito da quarta Diretoria (Dire4)
- Elizabete Regina Viana Freitas (Coordenação da Farmacopeia Brasileira - Cofar)
- Riviane Matos Gonçalves (Coordenação da Farmacopeia Brasileira - Cofar/Anvisa)
- Nayrton Flavio Moura Rocha (Coordenação de Insumos Farmacêuticos Ativos (COIFA)

A visita contou também com a presença de membros do Comitê técnico temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira (CTT IF): Roseane Maria R Costa; Tércio Paschke Oppe; Rilton A Freitas; Magali B de Araujo; Adley Antonini Neves de Lima; Airton Monza da Silveira; Erico Marlon de M Flores; José Otávio C S Junior e Jorge C Santos , que coordenou o evento.

Para finalizar o encontro, foi realizada uma visita ao Departamento de Química (DQ), com a presença da Dra. Adriana Santana, chefe do DQ, para conhecer as instalações do INCQS, em especial, as instalações do Setor de Substâncias Químicas de Referência.

 

  

À esquerda, Graziela Costa Araújo, da GELAS/Anvisa e Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS/Fiocruz, em frente ao Instituto. À direita, visitantes e equipe do Instituto em frente ao Castelo da Fiocruz