pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/05/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Imagem de Divulgação

Atuante na área de inovação em saúde, Izabela Gimenes, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/Fiocruz, concedeu entrevista ao Canal da Inovação, no YouTube, em 19 de abril.

Na entrevista ela abordou as iniciativas de inovação aberta (open innovation) da Fiocruz, articulação com agentes do ecossistema e um projeto pioneiro para transporte de material biológico por meio de drones.

Inovação aberta, segundo o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), é a articulação coordenada de conhecimentos e processos tecnológicos de uma instituição. O objetivo é a geração de novos produtos, serviços e soluções para a sociedade. Também pode ser a incorporação de uma inovação alcançada fora da organização.

“O canal da Inovação é um espaço para que todos os envolvidos em inovação possam compartilhar conhecimento e experiências no que existe de mais atual no tema. Discutir inovação em saúde é importante para adotarmos práticas colaborativas onde o avanço científico é impulsionado a encontrar soluções inovadoras para os desafios organizacionais que enfrentamos”, declara Izabela.