pt Português en English es Español
 

Publicado em 18/04/2023.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

banner aba pos testes neurocomportamentais

O Brasil e o mundo tem passado por um forte processo de transição do uso de modelos animais por métodos alternativos. Contudo, para muitas áreas de atuação tal substituição ainda não foi possível. É neste contexto que os testes neurocomportamentais em roedores (ratos e camundongos) se inserem como ótimas ferramentas de investigação tanto da eficácia de medicamentos como a segurança de substâncias químicas com potencial tóxico. Diante disso, o INCQS/Fiocruz lança, pela primeira vez, o curso livre sobre conceitos e aplicações de testes neurocomportamentais e seu uso como ferramentas para investigação toxicológica. As inscrições foram abertas dia 20 de março e seguem até o dia 30 de abril.

Voltada para pós-graduandos que atuam ou que atuarão com ensaios neurocomportamentais, a capacitação será realizada no formato presencial, entre os dias 29 de maio a 2 de junho, no horário de 10h às 13h (15 horas síncronas). O objetivo é implementar e aperfeiçoar os testes neurocomportamentais nos grupos de pesquisa, além de criar uma rede de suporte mútua em “situações problema”.

"A importância do curso se deve ao fato de o que mesmo capacitará profissionais a escolher o melhor modelo experimental, linhagem, sexo, via de exposição, tempo de exposição, dentre outras variáveis para avaliação farmacológica e toxicológica", explica Esdras Garcia, do setor de Animais de Laboratório, do Laboratório de Farmacologia, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS/Fiocruz, e responsável pelo curso.

O curso apresentará aulas teóricas e práticas auxiliando na implementação e aperfeiçoamento dos testes neurocomportamentais na configuração disponível para cada grupo de pesquisa. Para tanto serão utilizados protocolos para padronização dos ensaios, programas de análise, bem como acessórios indispensáveis para execução e análise dos mesmos.

Acesse o edital e inscreva-se na Plataforma Campus Virtual Fiocruz.

card testes neurocomportamentais