pt Português en English es Español
 

Publicado em 04/04/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Imagem de Ilustração

Pesquisadores do Departamento de Microbiologia do INCQS/Fiocruz publicaram artigo sobre um método mais barato para diagnóstico de meningites bacterianas. Intitulado Accurate, fast and cost-effective simultaneous detection of bacterial meningitis by qualitative PCR with high-resolution melting, o artigo foi publicado na revista internacional Biotechniques de fevereiro de 2023.

A publicação aborda a detecção das bactérias Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae utilizando métodos baseados na Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). Estes métodos são muito usados utilizados devido à sua alta sensibilidade, especificidade e rapidez em comparação com métodos de laboratório convencionais, permitindo o diagnóstico diretamente do material clínico.

O estudo avaliou a utilização de um método de PCR em tempo real para a detecção simultânea dos três patógenos mencionados, permitindo a identificação precisa do agente etiológico em poucas horas, com custo inferior aos métodos de diagnóstico molecular normalmente utilizados.

O método foi patenteado e está em fase de produção de um kit piloto para utilização em hospitais e laboratórios públicos.

O artigo foi produzido pelo por Ivano de Filippis, Antonio Eugenio de Almeida e as estudantes Aline de Azevedeo, Irene de Oliveira Lima, Nicolle Ramos e Claudia Andrade.

Saiba mais sobre meningite bacteriana.