Publicado em 03/04/2023.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).
Estudantes de Nutrição e professores da UFRJ posam com profissionais do INCQS no hall do Instituto. Foto: Pedro Paulo Gonçalve (INCQS/Fiocruz)
Estudantes de Nutrição da UFRJ visitaram o INCQS/Fiocruz em 27 de março para conhecer as instalações do Instituto e a sua atuação na área de controle da qualidade dos alimentos.
O grupo, composto por 27 alunos e duas professoras, percorreu os laboratórios dos departamentos de Microbiologia (DM) e de Química (DQ) que analisam alimentos e ouviram explicações e esclarecimentos dos profissionais sobre as atividades realizadas no Instituto.
A visita abrangeu os laboratórios de micotoxinas (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos), microbiologia de alimentos, resíduos de agrotóxicos, resíduos de drogas veterinárias, contaminantes orgânicos, núcleo de alimentos e microscopia, e setor de inorgânicos.
O objetivo, segundo os coordenadores do Núcleo Técnico de Alimentos (NT-AL), Leonardo Coutada e Rosane Alves, é estreitar o vínculo com as instituições de ensino na área de alimentos e contribuir para a formação acadêmica dos estudantes.
“Geralmente os alunos são recebidos pela coordenação do Núcleo Técnico para uma breve apresentação sobre as atividades realizadas pelo grupo de alimentos do INCQS. Para muitos, é o primeiro contato até mesmo com a Fiocruz. Depois realizamos, com apoio dos profissionais, um tour pelos laboratórios da área no DM e do DQ, além da Central de Recebimento de Amostras. É um trabalho em que envolve todo o grupo”, explicam.
Eles contam que há casos de alunos que vieram quando cursavam universidades e institutos federais conhecer o INCQS/Fiocruz e depois voltaram para cursar Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária.
As instituições interessadas na realização de uma visita devem fazer contato com a secretaria executiva do INCQS ou com a coordenação do NT-AL (3865-5151).