pt Português en English es Español
 

Publicado em 31/03/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Por meio do Setor de Elementos Inorgânicos (Selin), o INCQS/Fiocruz participa da Rede NanoSaúde, uma rede de nanotecnologia apoiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).​

Nanotecnologia é uma ciência inovadora e resultante do desenvolvimento tecnológico, possibilitando a redução do tamanho das partículas à escala nanométricas. Essas partículas podem ser utilizadas em diversas áreas de pesquisa e em diferentes categorias de produtos.

Na Rede, o INCQS/Fiocruz é responsável pelas análises inorgânicas pelo método spICP-MS que permite detecção e quantificação de nanopartículas metálicas presentes nos produtos de interesse sanitário. Os resultados gerados fornecem dados científicos para subsidiar discussões e medidas regulatórias complementares.

Composta por 28 laboratórios de universidades e centros de pesquisa, a Rede NanoSaúde atua em todas as fases de desenvolvimento de um nano produto para a regeneração de tecidos humanos e animais, bem como em tratamentos de traumas, tumores e processos infecciosos.