pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/03/2023.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

banner intranet novos residentes MAR2023

Na útima quarta-feira (1/03), o INCQS/Fiocruz recebeu, em seu auditório, os 12 residentes que irão atuar no biênio 2023/2024. Os(as) estudantes ficarão no instituto até final de fevereiro de 2024, onde possuem uma rotina nos laboratórios e começam a participar de suas atividades teóricas e práticas.

Lucia Helena Bastos, coordenadora do curso de residência multiprofissional do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS, explica que o processo de seleção dos residentes se dá basicamente através da realização de uma prova escrita com tópicos de química geral, bioquímica, farmacologia, biologia celular e molecular, imunologia, microbiologia e compreensão textual. Essa etapa foi eliminatória e classificatória. Já a segunda etapa foi composta por avaliação de currículo e entrevista.

Foram enviados aos alunos e alunas, via formulário de solicitação de residentes, uma breve descrição dos laboratórios candidatos a recebimento de alunos(as) e no momento da entrevista eles fazem a escolha por ordem de preferencia de até 4 diferentes locais.

"Após essa conclusão e classificação, eu como coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, junto com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Silvana do Couto Jacob, vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz, definimos a ida para os laboratórios", comenta Lucia Helena Bastos.

Os(as) estudantes possuem formações diversas, dentre elas estão: Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária e Nutrição.

Letícia de Souza Fraga, que irá atuar no Laboratório de Resíduos Agrotóxicos do Departamento de Química (DQ) do INCQS, comenta que o interesse pelo curso de residência do INCQS surgiu da afinidade pelas disciplinas das áreas de Química e métodos analíticos durante a graduação. Após concluir o curso em Farmácia, veio o desejo de se especializar e adquirir mais bagagem e conhecimento prático dos principais métodos analíticos que são utilizados atualmente na área.

"Sendo assim, vi o INCQS como uma importante oportunidade para adquirir esses aprendizados e muitos outros, que uma instituição como a Fiocruz, é capaz de proporcionar. Ao longo desses 2 anos pretendo aprender e me desenvolver profissionalmente, acumulando conhecimentos de análises laboratoriais e de sistemas de qualidade, e contribuir na rotina do laboratório junto aos meus colegas e preceptores", diz.

Júlia Duarte Martinez, que entrou para o setor de Alimentos do Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Saneantes do Departamento de Microbiologia (DM), conta que já tinha interesse na área de vigilância sanitária e qualidade dos alimentos e encontrou essa oportunidade de residência na área.

"Espero aprender muito com os profissionais dos diversos campos de conhecimento da área da saúde, ter experiências práticas dos processos e poder aplicar os ensinamentos e aproveitar ao máximo a trajetória que residência oferece", afirma Júlia.

Já Letícia Barros Leal, informou que sempre foi um sonho entrar na Fiocruz e aprender dentro da maior referência de instituição de pesquisa. "Quero focar no programa de residência, ganhar o máximo de bagagem que eu puder para partir futuramente para a área acadêmica de mestrado, doutorado e pós doc", finaliza a residente que entrou para o setor de Artigos de Saúde do Laboratório de Produtos Biológicos e Artigos de Saúde do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz.

Confira todos as fotos da recepção dos novos residentes aqui.

20230301 100959Foto: Pedro Paulo Gonçalves (DIR/ INCQS)