pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/02/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Ilustrações: Freepik

Na maratona de blocos, muitos foliões se alimentam fora de casa. O Núcleo Técnico de Alimentos (NT-AL) do INCQS/Fiocruz alerta para cuidados necessários para prevenir doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA), ou seja, aquelas transmitidas por alimentos ou água contaminados.

Os consumidores devem atentar às condições de higiene e armazenamento dos alimentos; prazo de validade dos ingredientes; temperatura adequada; tempo de exposição ao sol de alimentos perecíveis; manuseio adequado; acondicionamento, aspecto e embalagem; além da aparência, consistência, e odor dos alimentos.

Leonardo Coutada e Rosane Lopes, coordenadores, sugerem que os consumidores dêem preferência à compra de alimentos e água de procedência conhecida. Lembram que os estabelecimentos físicos que comercializam água e alimentos devem atender às normas de vigilância sanitária e que qualquer irregularidade observada pode ser comunicada à vigilância sanitária do seu município.

A ocorrência de DTHA segundo o Ministério da Saúde, é um problema mundial. Os principais sintomas provocados por alimentos contaminados são náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia e febre. Importante buscar os serviços de saúde em caso de presença de sinais e sintomas graves. Além disso, se mais pessoas junto a você tiverem os mesmos sintomas, talvez estejam diante de um surto, que pode ser informado também nas unidades de saúde que buscar atendimento.

Para mais informações, visite a página do Ministério da Saúde.

Leia o Manual Integrado de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos, do Ministério da Saúde