pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/02/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Artes: Mariana Queiroz (INCQS/Fiocruz)

Maquiagens, tintas e brilhos no Carnaval. O coordenador do Núcleo Técnico de Cosméticos do INCQS/Fiocruz, Ronald Silva, alerta que o uso incorreto dos cosméticos e/ou de produtos não indicados para a pele humana pode provocar reações adversas, como irritações locais, ardência, coceiras, queimaduras e até intoxicações.

Ele explica que pela legislação, o rótulo dos produtos deve conter as orientações de uso, advertências sobre substâncias sensibilizantes e riscos, e o prazo de validade. Também deve informar que o artigo está notificado na Anvisa ou registrado (no caso de produtos infantis) e que atende às normas de segurança.

Ronald adverte, ainda, sobre o cuidado com produtos em spray e aerossol, pois podem ser inalados e/ou atingir os olhos. Nesta região do corpo também deve ser evitado o glitter, cujos fragmentos podem causar irritação e até microferimentos na conjuntiva e na córnea.

“A recomendação é que se use produtos hipoalergênicos, que passam por testes clínicos dermatológicos. Além disso, há artigos especializados, como clown make up’s (específicos para a pintura corporal), e cílios, iluminadores e pancakes artísticos. Crianças e pessoas de pele também sensível devem utilizar apenas produtos infantis”, orienta.

Confira nas redes sociais do INCQS/Fiocruz:

- Intagram

- Facebook