pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/01/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Curtir praias, piscinas e cachoeiras, praticar corridas, caminhadas, esportes e outros exercícios físicos, ou mesmo se expor ao sol no trabalho ou no trajeto requerem o uso de protetor solar, principalmente nesta época do ano. Mas é preciso utilizá-lo adequadamente, conforme enfatiza o chefe do Laboratório de Toxicologia e coordenador Núcleo Técnico de Cosméticos (NT-COS) do INCQS/Fiocruz, Ronald Silva.

“As pessoas se expõem ao sol, por opção ou não, e se esquecem de que o sol em excesso pode provocar problemas de saúde. É preciso utilizar o protetor solar da maneira correta para impedir os possíveis danos causados pelo excesso de exposição ao sol”, alerta. 

Ronald explica que o primeiro passo é identificar o protetor solar adequado para o seu tipo de pele e aponta que a pele de crianças é diferente e por isso é necessário o uso do produto infantil.

Também é preciso verificar em seu rótulo informações como prazo de validade e as instruções de uso, e segui-las corretamente.

O profissional do INCQS/Fiocruz ressalta, ainda, que as pessoas devem se lembrar de reaplicar o produto sempre que necessário, inclusive após os mergulhos.