pt Português en English es Español
 

Publicado em 04/01/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Os produtos saneantes - substâncias ou preparações com finalidade de limpeza, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização – devem atender a normas legais e técnicas para evitar riscos à saúde, e por isso necessitam ter sua segurança atestada ou condições seguras de uso antes de seu registro ou notificação. Para saber se estes produtos atendem aos requisitos quando coemrcializados, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) realiza análises.

O chefe do Laboratório de Toxicologia e coordenador Núcleo Técnico de Cosméticos (NT-COS) do INCQS/Fiocruz, Ronald Silva, explica que as amostras são enviadas ao Instituto pelas vigilâncias municipais e estaduais, em casos de denúncias e apreensões ou da ocorrência de evento adverso, ou pelas secretarias de saúde dos estados e municípios, mediante programas específicos.

No INCQS/Fiocruz, as amostras passam por ensaios químicos, para determinar a composição correta dos produtos, como por exemplo, o teor de principio ativo, ou a sua eficácia; ensaios microbiológicos, visando verificar a capacidade biocida (matar ou impedir o crescimento de um microrganismo) dos produtos ou se possuem contaminação microbiana; ensaios toxicológicos, que determinam se os produtos são seguros nas condições previstas de uso ou se necessitam de cuidados especiais na sua utilização; e análises de rotulagem, para verificar se estão presentes todas as informações preconizadas pela legislação. Estas análises envolvem os departamentos de Química (DQ), Microbiologia (DM) e Farmacologia e Toxicologia (DFT). 

“A importância do controle da qualidade é garantir ao consumidor produtos que apresentem eficácia, ou seja, que fazem o que prometem nos rótulos e que sejam seguros para o uso”, esclarece Ronald.
São exemplos de saneantes: detergentes, ceras, águas sanitárias, inseticidas, repelentes de insetos e raticidas, desinfetantes.

 

Atenção aos rótulos:

Ronald Silva, alerta para que as pessoas, antes de usarem qualquer produto saneante, sempre verificarem o modo de uso do produto, se há necessidade de utilização de equipamento de proteção individual (EPI), se ele pode ou não ser misturado com outros produtos e as condições recomendadas para o seu armazenamento.

Acrescenta, ainda, que é obrigatório constar nos rótulos as medidas de primeiros-socorros para eventuais acidentes e o telefone do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox).

Se usados sem os devidos cuidados os produtos saneantes pode provocar alergias, queimaduras na pele e nos olhos, e intoxicação por inalação.