pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/12/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Profissionais do INCQS/Fiocruz e do Instituto Butantan. Foto: Arquivo Pessoal

Uma comitiva do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) esteve na sede do Butantan, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de dezembro, para acompanhar presencialmente a realização de ensaios (testes) para aferição de potência de soros antitetânicos usando métodos alternativos ao uso de animais de laboratório. Também se reuniram com a equipe da Gestão da Qualidade e da Direção de Produção de Soros Hiperimunes da instituição para discutir outros temas e ações.

O INCQS/Fiocruz foi representado pela coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB), Maria Aparecida Boller, e pelos integrantes do Laboratório de Vacinas Bacterianas e Soros Hiperimunes do Departamento de Imunologia (DI), Daniela Tendler Leibel Bacellar, Cristiane Santino da Silva e Antonio Alves Pereira Junior

“A ida ao Instituto Butantan foi importante para harmonizar a leitura dos ensaios entre as instituições, o que impacta na qualidade do soro e no aperfeiçoamento da aplicação do método alternativo ao uso de animais”, explicou Daniela Tendler Bacellar.

Ela completou:

“Os métodos alternativos têm três princípios, conhecidos como os três Rs: substituição, redução e refinamento. Neste momento, estamos trabahando no refinamwnto dos ensaios juntos aos produtores nacionais de soro antitetânico”, esclareceu.

Além dos soros antitetânicos, foram encaminhadas ações relativas ao processo de liberação de produtos no mercado privado e ao processo de fornecimento de material de referência como parte de uma parceria entre as instituições.