pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/12/2022.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).

'Compartilhando experiências para o fortalecimento das ações laboratoriais de Vigilância Sanitária' foi o tema da reunião que a Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu no último dia 7 de dezembro, na sua sede em Brasília. Por parte do INCQS, participaram o diretor, Antonio Eugenio de Almeida, e a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão, que proferiu a palestra ‘Planejamento de Capacitações – INCQS/Fiocruz – 2023’ para os laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA).

O objetivo da reunião foi apresentar experiências exitosas dos laboratórios da RNLVISA para as análises de controle de qualidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Participaram representantes dos laboratórios componentes da RNLVisa, Vigilância Sanitária (Visas) estaduais, INCQS e Anvisa. Estiveram presentes ainda, representantes da Farmacopeia Brasileira, Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS), dentre outros.

De acordo com Célia Romão, vice-diretora de. Vigilância Sanitária do INCQS/ Fiocruz, na ocasião, ocorreu o lançamento da assinatura eletrônica para os laudos de análise emitidos por todos os laboratórios da RNLVisa e laboratórios credenciados, através do Sistema de Gerenciamento de Amostras - Harpya.

"Desenvolvido exclusivamente e integralmente no INCQS/Fiocruz em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Anvisa, o Harpya, atualmente, está implantado em 55 laboratórios. O lançamento ocorreu com discurso do d; do diretor do INCQS, Antonio Eugenio; e do diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres" explica a vice-diretora.

WhatsApp Image 2022 12 15 at 11.11.32Foto: Arquivo pessoal

Célia Romão, vice-diretora de Vigilância Sanitária do INCQS, ao lado de Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS.

incqs anvisaFoto: Arquivo pessoal

Da esquerda para a direita: Romison Rodrigues Mota, diretor da Quarta Diretoria da Anvisa; Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS/Fiocruz; e Antonio Barra Torres, diretor presidente da Anvisa.