pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/12/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Diretor do INCQS (segundo à esquerda) e coordenador do Núcleo Técnico de Medicamentos (primeiro à  direita) recebem profissionais moçambicanos. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

Profissionais do Laboratório Nacional de Controle de Qualidade de Medicamentos de Moçambique estiveram no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) por 15 dias em novembro para fazer um treinamento de atualização em análises físico-químicas de controle da qualidade de medicamentos no Setor de Medicamentos do Departamento de Química do Instituto.

O acordo para viabilizar este treinamento se deu no âmbito do contrato firmado entre o INCQS/Fiocruz e o Ministério da Saúde de Moçambique, fruto da pré-qualificação do Instituto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e de sua vitória na concorrência internacional aberta pelo governo de Moçambique por meio de edital.

A visita foi guiada pelo chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ) e coordenador do Núcleo Técnico de Medicamentos (NT-Med) do INCQS/Fiocruz, Thiago Novotny, e contou com a participação do diretor Antonio Eugenio de Almeida.

Já os profissionais de Moçambique foram Adriano Maculuve, Atalvino Nhantumbo, e Lavínia Hoguane.