pt Português en English es Español
 

Publicado em 08/12/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

 

Os cosméticos (esmaltes, maquiagens, xampus, cremes hidratantes, perfumes, desodorantes sem ação bactericida ou antitranspirante, sabonetes, loções para barba e outros) são produtos que estão sujeitos às normas de vigilância sanitária e para verificar se estas estão sendo atendidas, passam por controle de qualidade no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

Responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ) da instituição, Leonardo Lopes explica que nesta categoria de produtos, são realizadas as análises de rotulagem, química do teor do(s) ativo(s), físico-química, toxicológica e microbiológica nos produtos cosméticos, envolvendo, além do DQ, os departamentos de Microbiologia (DM) e de Farmacologia e Toxicologia (DFT).

O controle da qualidade é realizado por meio das análises previstas na legislação – que inclui análises fiscal, de contraprova e prévia – e acontece mediante programas de monitoramento ou por demandas espontâneas em situações específicas.

“O controle da qualidade é importante para certificar e garantir que o produto e/ou o serviço sejam entregues à população dentro dos requisitos mínimos de qualidade”, esclarece Leonardo.

Leonardo Lopes, responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz. Foto: Pedro Paulo Gonçalves.