pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/11/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Profissionais participantes do treinamento posam para foto. Foto: Arquivo Pessoal

Bernardete Spisso e Mararlene Pereira, que atuam no Setor de Resíduos do Laboratório de Alimentos do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), participaram, de 8 a 11 de novembro, do treinamento em método de análise de antimicrobianos promovido pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MG). Também foram treinados representantes do Laboratório Central de Saúde Pública do estado do Pará (Lacen-PA) e do Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP).

O treinamento foi ministrado pela auditora fiscal federal de Agropecuária, Cristiana Rodrigues de Paiva. Ela adotou uma abordagem prática, com demonstrações da execução da rotina analítica com amostras reais do Plano Nacional de Controle de Resíduos Contaminantes (PNCRC), e abordou os aspectos de extração das amostras, análise instrumental e tratamento de dados.

O objetivo da atividade foi possibilitar a interação entre as instituições e contribuir para o fortalecimento das parcerias técnico-científicas, bem como de futuras ações conjuntas, no âmbito da defesa agropecuária e da vigilância sanitária.

“O treinamento recebido foi fundamental para subsidiar as atividades previstas no projeto-piloto do Programa Nacional de Monitoramento de Microrganismos Resistentes e Resíduos de Antimicrobianos em Alimentos (Monitora Alimentos AMR). Este Programa vem sendo elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a participação de diferentes instituições, a fim de atingir ações previstas no Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (PAN-BR 2018-2022)”, explicam Bernardete e Mararlene.