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Publicado em 10/11/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Hoje é o Dia Mundial da Qualidade, data instituída pelo Organizxação das Nações Unidas (ONU), em 1990, para chamar a atenção sobre a a importância da qualidade na produtividade das organizações, bem como para a prosperidade dos indivíduos e países. O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) aproveita a data para explicar o que significa a gestão da qualidade na saúde e na vigilância sanitária.

Marise Tenório Hübner, da Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali) do Instituto, explica que os laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), como é o caso do INCQS/Fiocruz, devem ter o seu Sistema da Qualidade implementado de forma a assegurar a confiança nos resultados das análises, visando o controle de qualidade dos produtos.

"Um laboratório que possua o Sistema da Qualidade implementado de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 garante o controle das etapas das análises que realiza, desde a entrada da amostra na instituição, até a emissão dos resultados", explica.

A gestão da Qualidade é feita por um sistema que consiste no conjunto de processos conectados entre si, que trabalham com o intuito de garantir produtos e serviços em conformidade com a legistação. Desta forma é possível minimizar erros e produzir resultados confiáveis, visando, principalmente, a satisfação do cliente e de todas as partes interessadas.

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade requer o envolvimento de todos os colaboradores que atuam na instituição. Dentre as principais etapas para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade se destacam:

- Definir e mapear processos
- Definir os objetivos de qualidade
- Elaborar documentos e gerar registros
- Informar e treinar os colaboradores
- Realizar auditorias e análise crítica do sistema de gestão