pt Português en English es Español
 

Publicado em 04/11/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

INCQS/Fiocruz faz monitoramento de chumbo nos alimentos. Imagem de Divulgação.

O final de outubro (23 a 29) foi marcado pela 10ª Semana Internacional de Prevenção de Intoxicação por Chumbo, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre os riscos de envenenamento e incentivar os países a controlar a exposição a esta substância. O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) atua neste controle, por meio do Programa de Monitoramento de Aditivos e Contaminantes em Alimento (Promac), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Programa tem como objetivo avaliar a exposição e o atendimento ao padrão estabelecido na legislação, subsidiar estudos de ingestão e tomada de decisão sobre a aprovação de uso e limites máximos dos aditivos alimentares, bem como limites de resíduos de contaminantes.

 

Participação do INCQS/Fiocruz no monitoramento do chumbo em produtos

O Setor de Elementos Inorgânicos (Selin) do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz participa da fiscalização e do monitoramento de produtos, principalmente dos alimentos destinados ao público infantil, buscando diminuir ao máximo a exposição ao chumbo e garantir que a sua concentração esteja abaixo do Limite Máximo Permitido (LMP), estabelecido na RDC Nº 722, de 1° de julho de 2022.

Dentro deste período do Promac, já foram analisadas mais de 200 amostras destinadas ao consumo de crianças, mostrando o cenário importante a ser fiscalizado e monitorado.

“O controle do chumbo nos alimentos infantis é extremamente importante, uma vez que este público absorve de 4 a 5 vezes mais do que um adulto, atingindo diretamente o seu sistema nervoso central, de modo a prejudicar o seu aprendizado e desenvolvimento escola”, explica Lísia M Gobbo Santos, chefe do Laboratório de Alimentos do Instituto e responsável pelo setor de elementos inorgânicos. Ela completa:

“Em mulheres grávidas, o contaminante atravessa a barreira placentária, prejudicando o desenvolvimento do feto.”

Além dos produtos para crianças, o Promac monitora outros produtos de interesse sanitário quanto à presença de chumbo, como chás, extrato de tomate, erva mate, mel e cosméticos. Atua, ainda, sobre outros contaminantes.

Juntamente com Lísia, compõem a equipe do INCQS/Fiocruz a vice diretora de Pesquisa e Ensino, Silvana Jacob, que foi a responsável pelo laboratório durante 30 anos; Santos Alves Vicentini Neto; Cristiane Barata Silva; Clara Caruso Pereira, Carolina Magalhães e Renata Aparecida Pereira.

 

Contaminação por chumbo

Segundo a OMS, o chumbo mata cerca de um milhão de pessoas todos os anos e compromete a qualidade de vida de outros tantos que apresentam efeitos neurológicos e comportamentais irreversíveis.

Além disso, o chumbo é um dos dez produtos químicos que apresentam mais riscos à saúde pública e não há nível de exposição ao chumbo que seja conhecido como isento de efeitos nocivos.

A 10ª Semana Internacional de Prevenção de Intoxicação por Chumbo buscou aumentar a conscientização sobre o envenenamento por chumbo e incentivar todos os países a tomarem medidas para prevenir a exposição, principalmente em crianças.