pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/10/2022.


Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).

WhatsApp Image 2022 10 21 at 16.01.27

Na próxima terça-feira (25), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) irá realizar em seu auditório, uma palestra voltada ao Outubro Rosa. O evento que celebra o mês de prevenção ao câncer de mama, ocorre das 10h às 12h, e será 100% presencial.

A palestra será conduzida por Catia Benevides, professora do curso de especialização de mamografia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

A promoção e educação em saúde é um dos eixos da atenção primária à saúde. Com isso, o encontro busca fortalecer o Outubro Rosa, campanha realizada no Brasil e no exterior, com o intuito de compartilhar informações e conscientizar sobre o câncer de mama.

O instituto convida todos(as) a ir ao evento com uma peça de roupa rosa para fazer uma foto do grupo no final da palestra. O evento é aberto ao público e contará com intérprete de libras.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Também é o que causa mais mortes entre as mulheres. Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos. O câncer de mama também pode atingir homens, como muitos desconhecem, mas a situação representa 1% dos casos.

"Infelizmente em nosso país, ainda temos essa alta estatística. É muito importante a divulgação nos canais de comunicação para todos(as) terem acesso ao risco e como devemos prevenir. Portanto, mulheres e homens devem estar atentos. Vamos baixar essa triste taxa! Aproveitem esse momento em nosso instituto e participem do nosso evento", comenta Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS.