pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/10/2022.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).

banner intranet SNCT 2022

Após duas edições on-line por conta da pandemia da Covid-19, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz retorna às atividades presenciais, e o INCQS, por mais um ano, marca presença no evento. A cerimônia de abertura da 19ª SNCT foi realizada hoje, e de amanhã (18) até sexta (21), o evento segue com uma vasta programação em todos os campus da Fundação pelo Brasil. Em homenagem aos 200 anos da Declaração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, o tema do evento será “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Este ano, o INCQS participará na Feira de Ciência e Tecnologia na Tenda SNCT, que está montada no estacionamento do Museu da Vida Fiocruz, no campus Maré, no Rio de Janeiro. Intitulada como "200 anos de Vigilância Sanitária no Brasil" a atividade do INCQS no evento, consistirá em uma apresentação geral sobre a História da Vigilância Sanitária (Visa) e do instituto, e apresentações específicas de temas dentro das áreas técnico-científicas da unidade.

"O intuito é mostrar a evolução da área de Visa nos últimos 200 anos", afirma o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida. Representantes dos departamentos do INCQS, juntamente com os estudantes, residentes e bolsistas da unidade, vão apresentar ao público a evolução e histórico da cobertura vacinal no Brasil, assim como uma linha do tempo sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

"O visitante poderá observar ainda no estande do INCQS uma cultura de células em microscópio, a evolução de equipamentos laboratoriais até os dias de hoje, e alertas didáticos sobre medicamentos, cosméticos e saneantes", explica o diretor.

banner intranet SNCT programacao 2022

O auditório Sergio Arouca, do INCQS, também será palco para algumas importantes discussões da SNCT 2022. Confira a programação do auditório:

Dia 18 (terça-feira)
11h às 12h
Um passeio pelo Pombal: antigo biotério da Fiocruz
Exibição de vídeo (7min), que narra a história do biotério a partir da caminhada pelo seu percurso.
Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz)

13h30 às 16h30
Hepatite C tem Cura (INI)
Bate-papo com um hepatologista do INI/Fiocruz sobre aspectos relacionados à hepatite C, desde formas de transmissão e diagnóstico até cura com tratamento disponível no SUS.
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/ Fiocruz)

Dia 19 (quarta-feira)
9h às 11h
Comitê Fiocruz: pela educação e pesquisa mais acessíveis e inclusivas
Exposição de recursos de tecnologias assistivas adquiridas pelo Laboratório da ENSP e um bate-papo sobre os desafios de acessibilidade em nossos espaços educacionais.
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/ Fiocruz) e Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência

13h30 às 14h30
Infecções durante a gravidez e transtornos mentais e cognitivos nos filhos
Bate -papo sobre a importância e a segurança da vacinação para prevenção deste risco.
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/ Fiocruz)

Dia 20 (quinta-feira)
14h30 às 16h30
A Amazônia no Antropoceno: passado, presente e futuro
Oficina sobre a história dos processos que redundaram no aumento da devastação da Floresta Amazônica e sua relação com o ideal de desenvolvimento e suas transformações desde os anos 1950.
Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz)

Dia 21 (sexta-feira)
9h às 11h
Trabalho em plataformas digitais: o que isso tem a ver com a saúde de quem trabalha?
Bate-papo sobre o projeto de pesquisa-extensão “Saúde e direitos dos trabalhadores em tempos de plataformas digitais”.
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/ Fiocruz)

Sobre a SNCT

A SNCT é um evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.

Programação completa da SNCT 2022 na Fiocruz: www.snct.fiocruz.br