pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/09/2022.

 Por Pablo Pires

 

O Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela lei 8.080/90 de 19 de setembro de 1990, estabeleceu a saúde pública, universal e gratuita como um direito fundamental para todos no Brasil. O exercício desse direito inclui o conjunto de ações da vigilância sanitária. Ou seja, as atividades do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) são uma parte integrante e essencial dessa estrutura.

 

Portanto, é um direito de todos que o Estado proteja a saúde por meio de análises de laboratório que garantam a segurança sanitária. Isso inclui uma enorme gama de produtos, como vacinas, medicamentos, alimentos, hemoderivados, saneantes, próteses, artigos de diálise, cosméticos, insumos e reagentes para diagnósticos, dentre outros.

Para o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, a pandemia da Covid-19 deixou evidente a importância do SUS para o país. “Sem ele não teríamos desenvolvido a vacina, que foi fundamental para frear a circulação do vírus. O INCCQS, como parte do SUS, foi protagonista neste processo, fazendo o controle da qualidade das vacinas, dos kits de diagnósticos, de álcool etílico na forma de gel 70%, das máscaras e outros artigos de saúde. Temos orgulho em fazer parte do SUS!”, conclui.

Parabéns ao SUS pelos seus 32 anos. Uma importante conquista do povo brasileiro.