pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/09/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

Após quase três anos fechado devido à pandemia da Covid-19, o auditório Sérgio Arouca, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), voltou a receber público no aniversário de 41 anos do Instituto, celebrado de 12 a 16 de setembro. As comemorações incluíram palestras, ciência e música e podem ser conferidas no canal do INCQS no YouTube.

Palestra de abertura, em 12 de setembro, com Milton Teixeira

A abertura contou com a participação do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mário Moreira, e da presidente da Asfoc Sindicato Nacional, Mychelle Alves, que também é trabalhadora do Instituto. Ainda na abertura, o professor, arquiteto, historiador e radialista Milton Teixeira contou, de forma divertida e irreverente, a história da saúde no Rio de Janeiro, abrangendo os períodos colonial, Império e da República até a criação do Instituto Oswaldo Cruz, que deu origem à Fiocruz.

Jornada Científica

Outra palestra marcou o segundo dia de festividade, que também teve o início da Jornada Científica, onde estudantes e bolsistas apresentaram suas pesquisas em formato de pôster e oralmente. O administrador de empresas, mestre em Planejamento Estratégico, empresário do segmento de estruturação financeira de projetos, gestor e mentor empresarial Celso Morishita ministrou, de maneira leve e intimista, a exposição 'Propósito de vida e Talento no Trabalho'.

Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS/Fiocruz, e o palestrante Celso Morishita

Os desafios da vigilância sanitária para o cumprimento da Agenda 2030, plano global da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento visando a melhoria do planeta, foi tema da 5ª edição do Visa em Foco, única atividade virtual das comemorações. O evento reuniu o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha; a gerente da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas/Anvisa), Graziela Araújo; a chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Mychelle Alves Monteiro; a vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber; e a  Coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz, Maria Aparecida Boller.

5ª edição do Visa em Foco

As festividades foram encerradas em 16 de setembro, com apresentação da Escola de Música de Manguinhos (Espaço Casa Viva RedeCCAP), com quem o Instituto tem parceria.

Apresentação da Escola de Música de Manguinhos