pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/08/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Eugênio Lacerda (]á frente) e Charles de Oliveira (atrás) ministram palestra (Foto: Pedro Paulo Gonçalves)

A importância da presença paterna no desenvolvimento social e emocional das crianças e jovens foi o tema da roda de conversa promovida pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) no dia 16 de agosto. Os debatedores foram o filósofo Charles de Oliveira e o psicólogo Eugênio Lacerda.

O debate abordou questões como a paternidade, sua ausência e a transferência deste papel para outras pessoas. Também discorreu sobre o impacto da paternidade no desenvolvimento e na saúde dos filhos, sobretudo em sua saúde emocional. Abrangeu, ainda, os desafios da paternidade nos tempos atuais, com as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs).

“Observamos muitos pais que tentam tornar seus filhos intocáveis, como se não pudessem ter frustrações e adversidades, mas estas situações fazem parte da vida e é preciso prepará-los para elas”, salientou Charles.

Outros pontos enfatizados, dentre outros, foram a necessidade de os pais se atualizarem para um mundo diferente daquele em que foram crianças, os conflitos de gerações e a necessidade de se preparar os filhos para lidar com o desconhecido:

“O excesso de cobranças e pressão pode gerar ansiedade e depressão. A pandemia nos mostrou que não temos controle sobre os acontecimentos das nossas vidas, então precisamos ensinar nossos filhos a aceitar isso e lidar com o desconhecido”, explicou Eugênio.