pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/07/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Arte: Mariana Queiroz (INCQS/Fiocruz)

A nanotecnologia é uma ciência inovadora e resultante do desenvolvimento tecnológico, possibilitando a redução do tamanho das partículas à escala nanométricas (10-9m) para serem utilizadas em diversas áreas de pesquisa e produtos. Estas são tema do curso ‘Uso de nanopartículas (NPs) metálicas em produtos de interesse sanitário: legislações vigentes, síntese, nanotoxicologia e metodologias de análise’, promovido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), com inscrições abertas até 5 de agosto.

As inscrições devem ser feitas na plataforma Campus Virtual da Fiocruz. Informações sobre o conteúdo programático, público alvo e o cronograma, dentre outras, constam no edital do curso. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cpe@incqs.fiocruz.br.

As aulas acontecerão de 15 a 26 de agosto, virtualmente, por meio da plataforma Zoom e serão ministradas por profissionais do Setor de Elementos Inorgânicos, do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz.

Nelas serão apresentados conceitos básicos da área, produtos que têm em sua composição NPs, técnicas de análise, legislações pertinentes ao uso destas partículas área e estudos realizados pelo Instituto na avaliação de qualidade de nanoprodutos de interesse sanitário.