pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/07/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Com o objetivo de aplicar em ações práticas conhecimentos na área de segurança alimentar, a fim de minimizar os riscos à saúde, profissionais do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) ministraram o curso de férias edição inverno ‘Alimento x Produto Alimentício: aplicações práticas na segurança de alimentos’, de 4 a 8 de julho. Este foi ministrado no âmbito da Coordenação de Ensino do Instituto.

Nas aulas foram discutidos o controle higiênico e sanitário dos alimentos; os principais métodos para higieniza-los e sanitiza-los; medidas para garantir sua inocuidade, salubridade e bom estado desde sua aquisição, até seu consumo; classificação dos alimentos e suas definições perante a legislação vigente sobre os compostos que podem ser utilizados e em quais concentrações; avaliação dos rótulos dos alimentos industrializados; e noções de segurança de alimento.

As responsáveis pelo curso, Priscila Rodrigues de Jesus, Kátia Laine, Katia Leandro e Silvana Jacob, explicam que a expressão ‘Segurança de Alimentos’ vem da expressão em inglês ‘Food Safety’ e se refere à garantia da qualidade dos alimentos que são comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo.
“Assim como o ato de alimentar-se é uma necessidade básica, é necessário garantir que os alimentos sejam saudáveis, ou seja, nutricionalmente equilibrados e sem a presença de contaminantes químicos, físicos e biológicos que possam causar danos à saúde ou integridade do consumidor”, declaram.