pt Português en English es Español
 

Publicado em 05/07/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Arte do Encontro (Mariana Queiroz - INCQS/Fiocruz)

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) promoveu um encontro virtual da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) no dia 30 de junho. A reunião contou com mais de 70 participantes e discutiu o acesso/disponibilização de Procedimentos Operacionais Padrão do INCQS (POPs) e os cursos ofertados pelo Instituto.

Participaram do evento profissionais da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Anvisa, de laboratórios municipais e de 18 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens).

Já do INCQS/Fiocruz, participaram as vice-diretoras de Vigilância Sanitária (VDVisa), Célia Romão, e de Gestão da Qualidade (VDQuali), Tatiana Forti, além de Evandro Gomes, Ana Lúcia Araújo e Gleice Oliveira, da VDQuali; Melissa Cibien e Ana Beatriz Carvalho, do Laboratório de Metrologia (Labmet); e Mário Farias, do Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação (SGTI), este, responsável pela parte técnica do compartilhamento de arquivos.

Na ocasião foi ressaltada a importância da harmonização técnica, por meio do compartilhamento de procedimentos com os laboratórios da Rede, bem como a participação destes em cursos e treinamentos:

“Este evento foi uma iniciativa muito importante, que nos aproxima do cumprimento da nossa missão junto aos laboratórios da RNLVISA”, disseram os representantes do INCQS/Fiocruz, que completaram:

“A intenção é que ocorram outros encontros como este e que sejam discutidos outros assuntos de interesse de todos os laboratórios.”

Logo da RNLVISA (Imagem de Divulgação)

Treinamento on-line de acesso ao Sistema Protocolo de Transferência de Arquivo (FTP)

Evandro Gomes, profissional responsável pela editoração de procedimentos do INCQS/Fiocruz, apresentou conceitos, características, responsabilidades e condições gerais para o acesso, via FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos), aos documentos que são disponibilizados pelo Instituto às instituições autorizadas, como os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e manuais.

Evandro também ensinou na prática o passo a passo de como fazê-lo e esclareceu dúvidas, juntamente com Mário Farias, este relativamente às questões de Tecnologia da Informação (TI).

 

Cursos e treinamentos oferecidos pelo INCQS/Fiocruz

A vice de Visa, Célia Romão, por sua vez, falou sobre os cursos e treinamentos que o INCQS/Fiocruz oferece, com ênfase nos cursos livres de atualização, capacitação profissional, cursos de férias e cursos sob demanda, além de citar os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional) e lato sensu (especialização e residência) do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária - PPGVS/INCQS/Fiocruz.

Os públicos-alvos, modalidades e datas de cada um, bem como outras informações podem ser conferidas em seus editais, disponíveis no site do Instituto, dentro da aba ‘Ensino’.