pt Português en English es Español
 

Publicado em 30/06/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Professores e alunos do cuso sobre agrotóxicos posam em frente ao INCQS/Fiocruz (Foto: Pedro Paulo Gonçalves - INCQS/Fiocruz)

Tema importante na área da saúde, a análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos foi discutida em curso de atualização profissional ministrado por profissionais do Departamento de Química do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), no período de 20 a 24 de junho.

Realizado de forma presencial, o curso contou com a participação de trabalhadores dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do Amazonas, Santa Catarina e Paraná, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e do Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Também participaram alunos do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) e da Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária ambos do INCQS/Fiocruz.

“A atualização apresenta uma abordagem teórica e prática que permite a laboratórios se estruturarem para realizar análises de resíduos de agrotóxicos”, explicam as responsáveis pelo curso, Lucia Helena Bastos e Maria Helena Wohlers. Elas completam:

“A utilização de resíduos de agrotóxicos no campo é uma preocupação que vem aumentando a cada ano e consequentemente, sua análise é de extrema importância quando se busca garantir um alimento seguro. O laboratório que demonstra confiabilidade em seus resultados necessita seguir normas e padrões de qualidade exigidos por órgãos reconhecidos nacional e internacionalmente. As aulas possibilitam aos alunos o entendimento destas normas, passando pelos requisitos necessários a um laboratório com essa especialidade, até a conclusão de uma análise. O monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos é de grande importância para o controle das boas práticas agrícolas e controle dos resíduos, buscando verificar parâmetros que possuem implicações na saúde”.

O curso é ministrado anualmente pelo Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos do Instituto, desde 2006.

Estudantes de diferentes instituições participam de curso sobre agrotóxicos (Foto: Pedro Paulo Gonçalves - INCQS/Fiocruz)