pt Português en English es Español
 

Publicado em 28/06/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Único programa stricto sensu em Vigilância Sanitária no Brasil, a pós-graduação do INCQS/Fiocruz (PPGVS) transcende as fronteiras do país. Devido ao seu Plano de Internacionalização iniciado em 2017, o Programa – que em 2021 completou 20 anos - hoje conta com alunos de Cuba, Guiné-Bissau, Moçambique, Haiti e Paraguai (clique aqui e conheçaalguns destes estudantes). Além disso, teve recentemente uma defesa de tese em cotutela com o Programa de Doutorado em Engenharia de Processo e Meio Ambiente (IMT Mines Albi) da Universidade de Toulouse, na França.

Somado à matrícula de alunos estrangeiros, o PPGVS/INCQS incentiva o Doutorado Sanduíche no Exterior, a presença de membros estrangeiros em bancas de dissertação/tese e a participação de docentes, discentes e egressos em eventos internacionais, inclusive ministrando cursos e/ou organizando os eventos.

Também mantém acordos de cooperação com universidades e instituições estrangeiras, integra comissões e comitês internacionais na área, incentiva a tradução e publicação de artigos e disponibiliza as informações em seu site em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

“O objetivo é ampliar o sentido social e os efeitos da produção educacional, científica, tecnológica e cultural do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, define a vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/ Fiocruz, Silvana do Couto Jacob.

O processo é implementado pela Comissão de Internacionalização do Programa, que dentre outras atribuições, orienta suas políticas de mobilidade, comunicação, pesquisa e cooperação internacionais.

 

Saiba mais:

Estudantes estrangeiros podem ingressar na pós-graduação em Vigilância Sanitária do INCQS/Fiocruz durante todo o ano, por meio de edital de seleção para estrangeiro em fluxo contínuo, lançado em 2020 e disponível na página do Programa.

A Fiocruz dispõe de estrutura e suporte para receber alunos e pesquisadores estrangeiros, bem como nos intercâmbios de discentes e docentes, contando com o apoio de seu Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS).

Os discentes do PPGVS/INCQS também podem atender a ofertas de cursos no exterior, realizados em associação com instituições dos países parceiros, como África, América Latina e Caribe e Ásia, ou articulados entre o docente/discente com grupo de pesquisa específico.