pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/06/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Conscientes de que o esquema vacinal completo - incluindo as duas doses de reforço - é fundamental para reduzir o risco de desenvolvimento da forma grave da Covid-19, a Direção e o Departamento de Imunologia (DI) do INCQS/Fiocruz, em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz), disponibilizaram a seus profissionais a quarta dose da vacina contra a doença, no dia 20 de junho. A aplicação foi no próprio Instituto.

Uma das profissionais que se vacinaram foi Tatiana Franco Faria, da Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGDI). Ela conta que passou um susto quando ainda não havia vacinas disponíveis no Brasil, pois seu pai chegou a ser entubado por conta da Covid-19, e insiste para que todas as pessoas se vacinem:

“Depois de quase perder alguém que amo porque a vacina ainda não existia, valorizo ainda mais a vacinação. Hoje temos o imunizante à disposição, graças à ciência, então é preciso que as pessoas façam a sua parte e se imunizem por si e pelos outros”, defende.

Tatiana Franco Faria exibe sua carteira de vacinação em frente ao INCQS/Fiocruz (Fotos: Arquivo Pessoal)

Maria Fernanda Romero, da Assessoria de Comunicação Social do Instituto (ACS), concorda. Ela pegou Covid-19 após ter tomado três doses da vacina e não desenvolveu a forma grave da doença:

“Após dois anos de pandemia, contraí Covid-19 somente agora, neste ano, com a atual onda de infecções. Como havia tomado as três doses anteriores da vacina, tive sintomas leves e segui as orientações de isolamento social. Esta quarta dose é um reforço importante para o sistema imunológico”, enfatiza.

Vale lembrar que a vacina é oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e passa por um rígido processo de controle de sua qualidade no próprio INCQS/Fiocruz antes de chegar aos postos.

Maria Fernanda Romero se vacina com a 4ª dose contra a Covid-19 (Fotos: Arquivo Pessoal)

- Confira o que é verdade e o que é mito sobre as vacinas

- Confira a entrevista da coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz, Maria Aparecida Boller, sobre o controle da qualidade das vacinas

- Confira a entrevista médico Dr. José Augusto Alves de Britto, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/ Fiocruz