pt Português en English es Español
 

Publicado em 10/06/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Arte: Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O inverno nem chegou e o frio já tem sido intenso. Por isso o INCQS/Fiocruz está promovendo uma campanha de arrecadação de agasalhos até o dia 8 de julho. O ponto de entrega é na entrada do instituto e não é preciso ser profissional da instituição para poder doar.

Poderão ser doados, além de agasalhos, roupas, cobertores, meias, luvas e outros artigos que protejam do frio, que estejam em bom estado para uso, independentemente do tamanho (infantil, adulto ou infanto-juvenil, P, M, G ou GG).

As doações serão destinadas às pessoas atendidas pelo Espaço Casa Viva, na comunidade de Manguinhos, onde o INCQS/Fiocruz.

O endereço do Instituto é Av. Brasil, 4365 – Manguinhos. Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones: 3865- 5142 e 3865-152.

Logo do Espaço Casa Viva

Parceria para educação sanitária

O INCQS/Fiocruz e o Espaço Casa Viva firmaram uma parceria para educação sanitária do público atendido pelo Espaço. A iniciativa consiste na educação continuada de vigilância sanitária básica, com ações e iniciativas ministrada por profissionais voluntários do INCQS, na própria Casa Viva.

As atividades trarão informações sobre o tema, transmitidas de forma lúdica e prática. A primeira está prevista para julho, com o tema Higiene Pessoal.

O Espaço Casa Viva é uma organização civil de interesse público, que atua na favela de Manguinhos há mais de 30 anos. Sua principal marca é a integração dos saberes populares e acadêmicos. Realiza cursos e oficinas de estímulo à criação artística por meio da música, artes plásticas, teatro, escrita e leitura votados para crianças, jovens e adultos.

A instituição tematiza os direitos humanos, as questões de gênero e etnia, o desenvolvimento local, o genocídio da juventude de periferia, entre outros aspectos da realidade vivida pelos moradores. Mantém relações de parceria com a Fiocruz há 18 anos.