pt Português en English es Español
 

Publicado em 10/06/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Maria Aparecida Boller, falou sobre o processo de controle da qualidade das vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao Portal Fiocruz no Dia Nacional da Imunização, que foi em 9 de junho. A reportagem, feita por Erika Drumond, pode ser conferida aqui.

Maria Aparecida Boller explica que os imunizantes, antes de irem para os postos de vacinação, passam por um rígido controle da qualidade no INCQS/Fiocruz, a fim de garantir sua segurança e eficácia. Ela também conta como é o processo de controle da qualidade das vacinas, os testes a que são submetidos e outras informações sobre o tema.

A matéria aborda, ainda, a queda nas taxas de vacinação – apesar das vacinas serem disponibilizadas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), – os riscos a que as crianças ficam suscetíveis devido ao fato de não estarem vacinadas, o retorno de doenças eliminadas, como o sarampo e a poliomielite e os desafios para reverter a queda vacinal. Menciona, ainda, o Protocolo de Intenções e pela Secretaria de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) em dezembro de 2021.

“A Fiocruz reforça a importância da vacinação para preservar a saúde da população, bem como evitar surtos e epidemias”, diz a reportagem.

Maria Aparecida Boller concedeu uma entrevista bem completa para a sessão de entrevistas do site do INCQS/Fiocruz, confira!