pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/06/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) que atuam no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) participaram, de 5 a 25 de maio, da 30ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic).

O evento, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como propósito o acompanhamento do progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento. A avaliação é feita por doutores de diferentes áreas científicas, de acordo com o tema do projeto apresentado.

A Raic é promovida pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB) e sua organização é descentralizada. No INCQS foi organizada pela Coordenação de Pesquisa, dirigida por Ivano de Filippis, e avaliou 17 alunos, dentre bolsistas do próprio INCQS (4 alunos), do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinhos (6 alunos) e da Presidência da Fiocruz (7 alunos).

Por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível a apresentação presencial e pública para a banca de avaliadores, repetindo o modelo de 2021, que consistiu na avaliação apenas dos relatórios das atividades dos alunos.

A estudante Letícia Gouveia da Silva participou da Raic pela primeira vez. Graduanda de Biomedicina na Unigranrio, ela destacou a contribuição do evento ao processo de construção do conhecimento dos bolsistas:

“Participar da Raic é importante para a integração dos alunos e para fortalecer a nossa inserção na instituição Fiocruz. Além disso, nos prepara para desafios futuros, como defesas e apresentações de pesquisas, bem como nos incentiva a prosseguir nos estudos”, pontuou.

Em sua segunda graduação, Daniele Rachidi, aluna de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), também ainda não havia participado do evento. Ela pontuou a oportunidade de trocar conhecimentos com outros pesquisadores:

“Eu achei a Raic bem instrutiva e dinâmica, principalmente porque nos dá uma visibilidade boa no campo da pesquisa”, comentou.