pt Português en English es Español
 

Publicado em 31/05/2022.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

Na última quinta-feira (26), o INCQS recebeu a visita de 10 alunos dos cursos técnicos de Metrologia e Automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda. Os visitantes foram divididos em dois grupos e fizeram uma visita técnica ao Laboratório de Metrologia (Labmet) do instituto.

Na ocasião, a Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali) fez uma apresentação aos alunos sobre o INCQS e das atividades do Labmet e eles ainda puderam assistir apresentações das atividades dos departamentos do INCQS (Farmacologia e Toxicologia (DFT), Imunologia (DI), Microbiologia (DM) e Química (DQ) do instituto. Assim, os alunos puderam aprender um pouco sobre o papel do INCQS e as atividades desempenhas pelos departamentos e sua importância para a saúde pública.

Os alunos conheceram as instalações do Laboratório de Metrologia, os equipamentos utilizados nas calibrações e os cálculos empregados nas planilhas para determinação dos resultados. Acompanharam, também, uma simulação de calibração, onde tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as ferramentas empregadas nos cálculos e sobre os métodos utilizados na calibração.

"Acreditamos que a visita tenha sido muito proveitosa para todos e todas e, com certeza, uma experiência marcante para os alunos. Esperamos que tenha sido uma contribuição positiva para o futuro profissional deles. Ficamos muito felizes, também, com a inciativa da Profa. Andréa que, em conjunto com a profissional do INCQS, Rosana Gomes Ferreira, buscaram contato para realização da visita. Gostaríamos, também, de agradecer a todos e todas que contribuíam nesse processo”, afirma Marcus Silva, do Laboratório de Metrologia, da VDQuali do INCQS.

visita IFRJFoto: Divulgação INCQS