pt Português en English es Español
 

Publicado em 01/05/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Há 40 anos o INCQS/Fiocruz se dedica à saúde pública de qualidade, sendo uma das instituições protagonistas no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Isso graças à sua força de trabalho, que atua incansavelmente no cumprimento de sua missão institucional.

Atualmente o Instituto conta com 453 profissionais, entre servidores, terceirizados e bolsistas. Estes se dividem entre atividades finalísticas (laboratoriais, finalidade do INCQS/Fiocruz) e áreas de apoio.

Os profissionais que atuam nos laboratórios estão distribuídos entre os departamentos de Farmacologia e Toxicologia (DFT), Imunologia (DI), Microbiologia (DM) e Química (DQ).

Já os que trabalham nas áreas de apoio se dividem entre funções administrativas ou diretivas, estas com atribuições ligadas a uma das vices-diretorias: Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGDI), Vigilância Sanitária (VDVisa), Ensino e Pesquisa (VDEP), Gestão da Qualidade (VDQuali) e Secretaria Executiva

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

•   Marcus Henrique Campino de la Cruz - coordenador técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP):
“Desde 2008, quando fui chamado para tomar posse como servidor do INCQS, tive o privilégio de poder desenvolver minhas atividades nesta unidade, que é mais do que um local de trabalho, é a extensão de minha família. Aqui consegui novos amigos, fiz novos conhecimentos, fiquei alegre, fiquei triste e acredito que com meu trabalho consegui levar o nome do Instituto para além dos muros da instituição. Sinto orgulho de ser Fiocruz e orgulho de ser INCQS.”

•    Monica Giupponi Garuba Bender - analista de gestão do Setor de Planejamento Estratégico:
“Estou há 13 anos no INCQS e sinto muito orgulho de contribuir para o crescimento institucional e ver que o instituto tem cumprido bem a sua missão de promoção da saúde pública. Atuo na área de Planejamento Estratégico e fico feliz com a credibilidade e respeito que são dispensados à nossa atividade. Além disso, gosto muito do ambiente institucional de harmonia e estou otimista com o trabalho que estamos desenvolvendo.”

•    Ângela Cristina Spera - responsável pela Central de Recebimento de Amostras do INCQS:
“A Central de Recebimento de Amostras do INCQS recebe e distribui todas as amostras enviadas pelas unidades de saúde para análise, atividade essencial de suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso o nosso trabalho não para e nem parou durante a pandemia. Meus parabéns e meu ‘muito obrigada’, neste Dia do Trabalhador, a todos os que colaboram para que a importância das atividades do INCQS cresça, em especial, aos membros da CRA.”

•    Marcos Paulo da Silva Sant' Anna – analista do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT):
“Trabalho no SGT há 17 anos. Foi durante esse período - e até hoje - que aprendi e entendi a importância de atender bem, de ter empatia, de entender que aquilo o que pode ser simples para alguns, pode ser muito difícil para outros. Então quando alguém sai com a sua dúvida esclarecida, sei que essa pessoa poderá focar no seu trabalho sem se preocupar com aquela questão que até então tomava uma parte do seu dia.”