Publicado em 15/03/2022.

Ivano de Filippis, do Setor de Bactérias e Arqueas e coordenador de Pesquisa do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), é editor do livro Molecular Typing in Bacterial Infections, cuja segunda edição foi recém-publicada pela Springer. A obra possuiu o volume I e o volume II e atualiza a primeira edição, publicada em 2013, também com edição de Ivano de Filippis - em parceria com Marian MacKee, que na época era funcionária da Coleção Americana (American Type Culture Collection – ATCC).

A publicação traz uma atualização de métodos utilizados para o diagnóstico e a tipificação de bactérias causadoras de doenças infecciosas, abordando as últimas tecnologias moleculares, incluindo a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) convencional, PCR em Tempo Real, sequenciamento de DNA Sanger, sequenciamento de nova geração (NGS) etc, sem deixar de lado a importância de uma boa avaliação fenotípica incluindo métodos fenotípicos como sorologia, bioquímica, susceptibilidade a antimicrobianos, etc.

O livro inclui os seguintes tópicos: patógenos gastrointestinais, infecções comunitárias, infecções transmitidas por vetores e patógenos NB-3, patógenos orais e respiratórios e patógenos urogenitais.
“Pode ser considerada uma revisão compreensiva e atual de métodos específicos para o rastreamento de cada patógeno descrito”, define Ivano.

Divide-se em dois volumes e 21 capítulos, cada qual escrito por um grupo de pesquisadores que são referência na área. Ao todo são mais de 490 páginas.
Um exemplar será doado pelo editor Ivano de Filippis à biblioteca do INCQS e ficará disponível para consulta.

Ivano de Filippis, editor do livro Molecular Typing in Bacterial Infections. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

Sucesso da primeira edição cria a necessidade da segunda

Ivano de Filippis conta que esta edição foi solicitada pela própria editora, pois a anterior constou entre as 50% primeiras edições da Springer com mais de 53.000 downloads no site, onde segue disponível.

Ainda de acordo com ele, inicialmente os mesmos autores foram convidados, mas durante o desenvolvimento do livro a editora Marian MacKee precisou se afastar por motivos pessoais.
“Infelizmente perdemos alguém importante para a produção da 2ª edição, mas decidi continuar o desafio, pois o projeto já estava em andamento e com muitos coautores compromissados, não sendo, portanto, possível a sua interrompção”, relata Ivano.