pt Português en English es Español
 

Publicado em 09/03/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem: Mariana Queiroz (INCQS/Fiocruz)

Especialista com presença constante nos veículos de imprensa para falar sobre a Covid-19, o infectologista Dr. Julio Croda ministrará a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Com o tema Vacinas, variantes e futuro da pandemia, a exposição de abertura do Programa acontecerá nesta sexta-feira (11 de março), às 14h, e pode ser acessada por aqui.

Na aula, o infectologista abordará questões como a importância da vacinação para prevenir a forma grave das doenças e mortes, bem como, no caso da Covid-19, a “covid longa” (quando sintomas ou sequelas decorrentes da doença permanecem após o período da infecção). Também falará sobre as variantes e subvariantes da Sars-CoV-2, como Ômicron, BA.2 e outras, além de discutir as expectativas para o ano de 2022 em relação à pandemia, dentre outras.

O evento é gratuito, aberto ao público geral, contará com intérprete de libras e não requer inscrição prévia.

Foto: Arquivo Pessoal

Conheça o palestrante

Médico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com residência médica em Infectologia e doutorado pela Universidade de São Paulo, Julio Henrique Rosa Croda é pesquisador do Escritório Técnico - Fiocruz em Mato Grosso do Sul e assumiu, em novembro de 2021, a presidência da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).

Além disso, é professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Yale School of Public Health; coordenador adjunto da área de Medicina II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e especialista em C&T Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Teve passagem pelo Ministério da Saúde, como Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DEVIT/SVS/MS) na gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta.

O pesquisador já havia se tornado um nome internacionalmente reconhecido por sua atuação no enfrentamento à tuberculose em 2018 e hoje é uma das grandes referências sobre a pandemia, sendo um dos especialistas mais consultados pelos meios de comunicação.

SERVIÇO:

Vacinas, variantes e futuro da pandemia
Dia: esta sexta-feira (11 de março)
Horário: 14h
Local: sala Zoom: https://bityli.com/VdhbV
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/INCQS/Fiocruz)

O evento é gratuito, aberto ao público geral, contará com intérprete de libras e não requer inscrição prévia.

Participe!